Rede ABRA & Rios de Encontro convidam para celebrar

Rede de Projetos

Esta Rede de Projetos será composta de projetos de contextos, histórias e focos bem diversos, porém unidos por práticas ‘exemplares’, de um paradigma de cooperação sustentável. Já estamos identificando projetos da região de Marabá/Sudeste do Pará, da Amazônia Brasileira e da Pan-Amazônia, e convidamos agora outros projetos ‘exemplares’ para colaborar, das regiões da Europa, África, Pacifica e América do Norte, inicialmente à distancia e presencialmente. Esta rede de projetos criará Rios de Criatividade’ para reinventar o futuro.

Rios de Criatividade

É um projeto que quer com seu movimento criar uma rede de conversas e articulações entre projetos e entre pessoas de distintas áreas de atuação, para fortalecer e afirmar as culturas ribeirinhas e comunitárias, tendo como objetivo maior, defender as águas do rio Tocantins contra a construção de hidroelétricas que vêm violentando a gente e as culturas locais e tradicionais

Neste movimento, as parcerias estão sendo tecidas e algumas colaborações através da Pororoca Cultural Solidária  e Residências Artísticas, estão sendo realizadas. E em agosto de 2017 realizaremos um Fórum presencial denominado Bem Viver para advogarmos e intervirmos no processo de desenvolvimento violento com propostas sustentáveis e colaborativas.

Abaixo apresentamos os projetos que estão em movimento nesta rede, colaborando com sua arte e suas ações.

Passos

Etapas

 

 

Mapeamento de projetos (FEV, MARÇO 2017)

 

Articulação de colaborações entre os projetos (MARÇO/ABRIL 2017)

 

Construção de pequenas ações em diálogo entre projetos da Amazônia e outros com base em outros territórios da América e demais continentes do mundo (MAIO, JUNHO, JULHO 2017)

 

Participar do Fórum Bem Viver em Marabá/PA (JULHO/AGOSTO 2017)

 

 

Lançar propostas ao longo de 2017-2018 de construções de ações alternativas como propostas para novas realidades reimaginadas para as comunidades, cidades e projetos na Amazônia e no mundo (AGOSTO – DEZEMBRO 2017).

Nossos Colaboradores

Vichama Teatro – Grupo de Teatro -  Lima/Peru

“VICHAMA es una comunidad de creadores que diariamente trabajan y luchan por la democratización del arte y la cultura con el fin de que sea accesible a todos. Para Vichama el teatro es un laboratorio de vida y un espacio que permite meditar y actuar sobre la historia. Nuestro arte implica activamente a la comunidad a fin de hacer reflexionar sobre sus valores, su identidad y los medios para actuar sobre ella”.

http://www.vichama.org

Vichama Teatro – Grupo de Teatro -  Lima/Peru

“VICHAMA es una comunidad de creadores que diariamente trabajan y luchan por la democratización del arte y la cultura con el fin de que sea accesible a todos. Para Vichama el teatro es un laboratorio de vida y un espacio que permite meditar y actuar sobre la historia. Nuestro arte implica activamente a la comunidad a fin de hacer reflexionar sobre sus valores, su identidad y los medios para actuar sobre ella”.

http://www.vichama.org

Pombas Urbanas – Grupo de Teatro - São Paulo/Brasil

Fundado em 1989. Tem como missão promover a difusão de Conhecimentos, a interação social e o desenvolvimento artístico e cultural de grupos e comunidades populares, potencializando a capacidade transformadora do jovem. Valores: - Perseverança; - Comprometimento; - Dignidade; - Solidariedade.

Instituto Pólis – São Paulo/Brasil

O Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais é uma ONG de atuação nacional. Fundada em 1987, a cidade e a atuação no campo das políticas públicas e do desenvolvimento local definem a sua identidade.

Nos últimos 30 anos, o Instituto Pólis tem trabalhado para o reconhecimento e a efetivação do Direito à Cidade. Sob a perspectiva desse direito, as cidades são bens comuns, onde todas as pessoas devem ter o direito de participar de seu governo, assim como usar, ocupar e transformar seus espaços sem discriminação.

http://www.polis.org.br

Instituto SuperAção

Nossa entidade atua no município de Itanhandu – MG desde o ano de 2010 e para consecução de nossos objetivos estatutários realizamos ações e projetos ambientais, culturais e sociais integradores e fomentadores de uma interação com o meio ambiente de forma equilibrada.

http://www.institutosuperacao.org.br

Thydewa – Ilhéus/ Brasil

A Thydewá é reflexo da união de várias pessoas, de diferentes culturas e com saberes diversos, trabalhando pela Consciência planetária e Promoção da Paz.

http://www.thydewa.org

Teatro Xama – São Luis/Brasil

Grupo Xama Teatro desenvolve ações artístico-culturais notabilizando-se pela diversidade de seus projetos que abarcam a montagem e circulação de espetáculos, cursos de formação, apresentação de contadores de histórias e festivais de teatro.

http://xamateatro.blogspot.com.br

Mutirão da Meninada do Vale Verde – Juiz de Fora/Brasil

Mutirão da Meninada do Vale Verde é um coletivo que aposta na eficácia de dispositivos em que se ensaia abertura à força da vida irrompendo por todos os lados em todos os poros, mesmo em situações onde parece que a vida está esmagada. Acredita demais que a criançada quer “fazer”, por isso propõe diversas atividades, que não são valorizadas em si mesmas, mas na capacidade de serem experimentadas como fazer lúdico e inventivo e que por isso mesmo proporcionam alegria da potência de agir.

Movimento Xingu Vivo – Altamira/ PA

O Movimento Xingu Vivo Para Sempre, localizado em um território outrora banhado por águas límpidas, deixadas por seus ancestrais e preservadas por povos originários e comunidade tradicionais, hoje transformadas num grande reservatório com cerca de 516km de extensão segundo dados da empresa, observa-se, que há décadas xinguanos e xinguanas pisam em sangue de pessoas inocentes, derramados como água nestas terras, convivendo com corpos mutilados, calados à bala por mãos assassinas.

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

UNESCO/Os Objetivos Globais Para um Desenvolvimento Sustentável

A Representação da UNESCO no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do
Meio Ambiente (MMA) convidam para o lançamento de uma série de 8 (oito) vídeos com
o objetivo de divulgar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) para crianças
de 7 a 11 anos e da publicação da UNESCO “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem”.

Revolução dos Baldinhos - Florianópolis/ SC

A Revolução dos Baldinhos é a gestão comunitária de resíduos orgânicos sincronizada à prática de Agricultura Urbana, idealizada e implementada pelo Cepagro na comunidade Chico Mendes (Bairro Monte Cristo, Florianópolis).

https://cepagroagroecologia.wordpress.com/agricultura-urbana/revolucao-dos-baldinhos/

E muitos mais estão por vir!

©2017 Rede ABRA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now