top of page

Rede ABRA & Rios de Encontro convidam para celebrar

201804 redes_edited.png

Chamada-convite desde a Amazônia brasileira!

Vamos reimaginar?

​

Saudações do projeto Rios de Encontro, na comunidade afroindígena, Cabelo Seco, em Marabá, Pará, entre os Rios Itacaiúnas e Tocantins. Pertencemos à Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA). Juntos, estamos realizando Rios de Criatividadeação cultural pela vida, que abraça Futuro Já (troca de projetos); Pororoca Mundial (ação solidária com Amazônia e os rios e florestas do mundo) e Fórum Bem Viver (entre 31 agosto e 4 setembro 2017). Convidamos você a reimaginar o futuro e colaborar, em casa ou aqui na Amazônia!

Três Objetivos 

 

Colaborações para reimaginar o futuro

​

Queremos popularizar projetos maduros já existentes no mundo. E queremos iniciar 12 parcerias internacionais exemplares aqui na região, ao redor de Marabá, em 2017-18. Assim vamos demonstrar desenvolvimento ECOnômico sustentável e inspirar Marabá a se re-imaginar como uma cidade inteligente, inteiramente sustentada pela energia solar até 2022. 

​

Se Marabá, apoiada pelo mundo, escolher bem viver (em vez das tragédias sócio-ambientais de energia hídrica) e proteger o vital poder renovador global da Amazônia, pode tornar-se símbolo de vontade popular mundial.

Como fazer?

​

Já organizamos uma plataforma para popularizar projetos exemplares no mundo. Agora, para transformar um futuro pessimista em um horizonte aberto de esperança, crianças questionadoras-ativas tem que estar no centro do palco. 

Blog na rede

Pororoca

 

Estamos gerando uma pororoca local-mundial de solidariedade com a Amazônia. Ações culturais solidárias com o Rio Tocantins e todas as águas e florestas do planeta, co-gestionadas por jovens para crianças, já estão sendo postadas em fotos, clips (30-60 segundos), poemas, imagens, músicas, cantos etc. no Facebook (pororoca mundial solidária), e articuladas em nossa plataforma, gerando ondas de esperança e propostas para o Fórum de Bem Viver e o futuro.

 

Esta pororoca solidária lançará uma mostra artística e fórum em Marabá, 31 agosto-04 setembro, num barco no Rio Tocantins, para construir colaborações entre parceiros internacionais e parceiros locais que já estão criando projetos (de educação, saúde, economia, lazer ou segurança), abastecidos por energia solar ou outras energias limpas.

Fórum Bem Viver

​

O primeiro Fórum Bem Viver, comunitário-internacional, encerrou no Dia da Amazônia, com intervenções das Américas na Câmara dos Vereadores em Marabá e oficinas de dança e percussão ministradas pela Policia Militar da Bahia e por arte educadores da Colômbia e do Equador, em Cabelo Seco. 

 

O mês de rodas e oficinas pré fórum garantiu que as ideias e energias transformadoras dos 50 convidados do fórum alcançassem diretamente mais de 5.000 pessoas de cinco gerações, em Marabá, São João do Araguaia, Tauari (Itupiranga) e Belém, e centenas de milhares de pessoas através das mídias.

Rede de Recursos

 

Assim, você (aqui ou à distância) e comunidades nesta região podem participar numa ação simbólica (pororoca), num projeto colaborativo (fórum) ou numa troca de recursos (rede), para que o Sudeste do Pará possa re-imaginar-se e contribuir à evolução de cidades de bem viver, livres de megaprojetos de exploração devastadora na Pan-Amazônia. 

Pororoca Solidária

Contribuições de todo o mundo podem chegar com hashtag #RiosDeCriatividade

Cada Pororoca tem três momentos integrados - ação culturalpostagem na rede e articulação/interação. Para seu projeto participar desta ação em Rede, inscreva-se no formulário clicando aqui.

bottom of page